
Estudo de Percepção Socioambiental



Os Estudos de Percepção Socioambiental são estratégias de pesquisa largamente utilizadas para referenciar o desenvolvimento de projetos de diálogo socioambiental com empregados, terceirizados e comunidades nas áreas de influência de empreendimentos.
A partir dos estudos de percepção, é possível caracterizar temáticas e classificar o nível de informação e conhecimento dos grupos sociais acerca de questões relacionadas ao contexto socioambiental dos empreendimentos.
Como exemplos práticos de aplicação desses estudos citamos:
-
a proposição político-pedagógica de projetos de educação ambiental com públicos externo e interno de empreendimentos,
-
a caracterização temática e de públicos para o fomento de iniciativas de investimento social e
-
projetos de desenvolvimento territorial nas áreas de influência.
01
Tecnologia na gestão de projetos
e informação
02
Visão sistêmica e multiciplinar
03
Estratégias alinhadas com as características e demandas dos territórios e co-construção de processos
04
Benchmarking de boas ideias
05
Comunicação ética e eficiente de resultados
01
Tecnologia na gestão de projetos
e informação
02
Visão sistêmica e multiciplinar
03
Estratégias alinhadas com as características e demandas dos territórios e co-construção de processos
04
Benchmarking de boas ideias
05
Comunicação ética e eficiente de resultados
Avaliação dos impactos no Rio Santa Catarina
Município: Vazante/MG
Período: 04 a 07/2018
Cliente: Trust Gestão e Sustentabilidade
Organização Atendida: Nexa Resource
Levantamento de ativos e escuta comunitária
Município: Pedro Leopoldo/MG
Período: 2017
Cliente: Instituto Holcim e ONG Lagoa Viva


A pesquisa teve como objetivo municiar o Comitê de Ação Participativa (CAP), grupo deliberativo e articulador criado em 2015 na cidade, com informações detalhadas e atuais sobre o município, a fim de potencializar seu planejamento estratégico e priorizar áreas de atuação, a saber: Meio Ambiente; Juventude e Intersetorialidade.
A realização do trabalho mesclou eixos de pesquisa e capacitação dos membros do Comitê sobre aspectos que tangenciam a realização de uma pesquisa; e o desenho de investigação previu a realização de uma etapa qualitativa (realização de Grupos Focais) e uma quantitativa (survey com jovens) e aplicação de pesquisa quantitativa e de análise de redes sociais com 100 organizações locais. Ao final do projeto, as informações coletadas foram apresentado a comunidade de empreendedores sociais de Pedro Leopoldo/MG.
Equipe Técnica:
Felipe Brito - Coordenação
Francisca Schaich – Pesquisadora e facilitadora
Bárbara Guimarães - Facilitadora